top of page

Biografia – espelho e registro de uma vida

Gabriel Emidio Silva*


Mexe e vira, ouvimos e repetimos que a vida é breve, que é um sopro fugaz entre o nascimento e a morte. A grande maioria das pessoas limita-se a viver num círculo restrito. E não chega a construir uma imagem pública compartilhável. Não por falta de méritos ou de conteúdos capazes de imprimir distinção à trajetória. Mas de autorreconhecimento como protagonista digno de figurar em um registro biográfico.


Você sabe do que eu estou falando. Seu pai ou sua mãe, já no andar de cima, deixaram um legado e tanto... A começar por você mesmo, que toca, retoca e aprimora o que recebeu. Por um lado, o prazer de ver publicada, em livro, a história da sua origem mais imediata. Por outro, a oportunidade de atrelar, à marca da sua empresa, a historicidade de quem ‘colocou o ovo em pé’.


Tem mais: você está vivo, atuante e, quem sabe, ensaiando sair de cena para a nova geração assumir. Porém, você é a memória viva da organização que ajudou a construir. Certamente é o depositário de velhas fotos, de vídeos e de registros da imprensa.  Logo, é tempo de contar história. De encontrar um arranjador que harmonize fatos e emoções que você conta, em uma narrativa destinada à História...


Eu e meus parceiros profissionais de texto topamos contar a história da sua família e do legado dela. É simples: basta uma sinalização de interesse para se contatar, fazer o desenho prévio e bater o martelo. O autor da obra, um livro, pode ser você, que nos contrata como ghost-writer. No entanto, podemos ser os autores, com aprovação integral dos textos pela fonte contratante.


How much does it cost, perguntaria um gringo. Veja bem: nossa proposta contempla dois formatos básicos de atendimento às demandas do gênero. O primeiro refere-se a demandas de urgência – seis meses, da contratação, do briefing inicial, da aprovação do projeto editorial, do desenvolvimento da narrativa, aprovação final e entrega à produção do livro, nas versões digital e gráfica.


O segundo formato circunscreve o lapso de um ano. Em ambos, operamos com remuneração mês a mês, equivalente à fração do tempo em questão – seis ou doze meses. Tudo transparente, no ritmo do contratante. Trata-se de uma prestação de serviço impessoal, técnica e dedicada a satisfazer, no maior grau possível, as expectativas do contratante.


Confesso a você, potencial interessado no tema, que esse é um trabalho prazeroso. Entrar nos meandros de memórias e transformá-las em livro, que vai ficar eternizado, toca. Acrescenta. E proporciona a sensação gratificante de trazer, à luz, uma história de vida.






*Gabriel Emidio Silva é profissional de texto, professor de Técnica de Redação; colaborador da Agência Amigo e do Diário do Turismo. Contato: gabrimidio@gmail.com. WhatsApp: 11-97123-6754

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page